Transmitimos esse importante aviso do Padre Daniel Pinheiro, IBP, que pode ser útil para muita gente.
Prezados, SM. Envio esse documento de utilidade pública. Ele contém os marcos do desenvolvimento normal dos dois meses aos cinco anos. É bastante importante ter uma noção razoável desses marcos para acompanhar o desenvolvimento da criança. Cada criança é única, mas a natureza é a mesma e o tempo de desenvolvimento tem uma margem comum. Se a criança tiver algum atraso, é importante falar com algum profissional competente na teoria e na prática e que leve isso a sério, para que o atraso possa ser remediado.
Esses marcos permitem também ter indícios de transtornos, como, por exemplo, do transtorno do espectro autista. E é sempre muito importante intervir o quanto antes quando se percebe algum atraso, seja ele fruto de um transtorno, de uma deficiência ou simplesmente da falta dos estímulos devidos. Intervir cedo diante de um atraso qualquer significa garantir uma qualidade de vida muito maior para a criança, para o futuro adolescente e para o futuro adulto. Peço que não negligenciem isso.
“Ele está atrasado, mas vamos esperar para ver” não é uma boa postura. Não é confortável para os pais perceber algo atípico nos filhos, mas não se coloquem em posição de negação, pois não beneficiará nem a criança nem os pais. Tampouco se deve esperar a criança entrar na creche ou na escola para que possam confirmar algo na instituição. É preciso agir cedo, como diz o documento, e o quanto antes diante de uma suspeita de atraso.
Lembremos também que a graça pressupõe a natureza. Esse cuidado ajuda, então, também na vida de virtude e de união com Deus das crianças. Deus abençoe.
P.S.: os números são dos EUA, não adianta ligar…
Vamos ao céu.