Salve Maria!
Com alegria, anunciamos que foi lançada a Revista O Bom Pastor.
Acesse pelo site do Instituto Bom Pastor América Latina: clique aqui.
Veja o Editorial:
EDITORIAL
Esta Revista, O BOM PASTOR, que conhece o seu primeiro número, é fruto do desejo dos Padres do Instituto Bom Pastor, no Brasil, de ajudar, humildemente e com os singelos meios de que dispõem, os católicos em sua formação doutrinária, moral, espiritual e litúrgica. Ela dirige-se modestamente aos católicos todos, clérigos e leigos.
Os artigos contidos neste volume e nos vindouros de O BOM PASTOR correspondem à natureza de nosso Instituto, que tem a missão, dada pela Santa Sé, de defender e difundir a Tradição Católica – não o mero tradicionalismo – sob todas as suas formas: doutrinal, moral, litúrgica e pastoral. Procuram os autores tomar como pano de fundo, implícito ou explícito, os princípios de São Tomás de Aquino em teologia e em filosofia, tão recomendados pelos Sumos Pontífices ao longo dos séculos.
O BOM PASTOR dirige-se fraternalmente aos clérigos que têm interesse nesse tesouro católico, mas que, muitas vezes, não encontram o tempo suficiente, diante dos compromissos do ministério sacerdotal, para melhor conhecê-lo e, então, vivê-lo. A Revista procura apresentar esse tesouro para que ele seja mais facilmente acessível a absorvido em meio às altas funções sacerdotais.
O BOM PASTOR dirige-se aos leigos desejosos de se aprofundarem no conhecimento da pérola preciosa do Evangelho para mais amar a Jesus Cristo, vendendo todo o resto. Na agitação dos afazeres cotidianos, poderão encontrar, nessa Revista, matéria para elevar a alma a Deus.
Não se trata de Revista de mera especulação teológica ou filosófica, embora se baseie inteiramente nessas ciências, mas de iniciativa que tem por objetivo – implorado junto a Deus – procurar que arda nas almas, mediante o bom estudo, o fogo que o Salvador veio acender na terra: a caridade.
Nesse primeiro número, trataremos do essencial: a vida espiritual, a vida interior, a vida de união com Deus e de conformidade com Ele. É a base para todo o resto. Compreendido esse princípio, o restante ordena-se mais facilmente em uma alma católica que deseja viver catolicamente. O BOM PASTOR começa assim, pois parece-nos indispensável restabelecer, nas circunstâncias atuais, em que se dá excessivo peso às obras exteriores – guerra cultural, solução primariamente política, entre outras –, o primado da vida espiritual, estabelecendo o reinado de Cristo na alma para, então, estabelecê-lo na sociedade. É, antes de tudo, uma guerra espiritual. Não se trata de oposição entre vida espiritual e apostolado, mas de ordenação entre as duas coisas. Assim como as ações de um ser vivo dependem de que ele tenha alma, o apostolado frutuoso depende da alma que vive da vida de Deus. É assim que Deus faz, ordinariamente, as obras exteriores frutificarem.
O BOM PASTOR coloca-se sob a proteção da Mãe de Deus e nossa Mãe, Maria Santíssima, entregando todas as suas linhas a ela, para que durem o quanto Deus queira.
Desejamos uma proveitosa leitura a todos!
Deus abençoe.
Pe. Daniel Pinheiro, IBP
Superior do Distrito da América Latina