Algumas informações:
1. As Missas estão mantidas em seus horários normais amanhã, domingo (15/03) : 8h00, 10h00 e 19h00.
2. Continuamos a administração da Eucaristia normalmente como se faz no Rito Romano Tradicional, isto é, somente na boca e não na mão. Se, em algum momento, houver a proibição da comunhão na boca pela legítima autoridade, os fiéis farão a tradicional e frutuosa prática da comunhão espiritual. Não será dada a comunhão na mão. Além da questão de reverência ao sacramento – da qual, evidentemente, não abrimos mão -, também não está demonstrado que a recepção da comunhão na mão atenue a transmissão de doenças desse tipo.
3. Embora a mortalidade seja baixa, sobretudo entre os mais novos, é preciso preservar aqueles que estão em grupo de risco (sobretudo idosos a partir de 60 e os que possuem doença respiratória crônica) e evitar o colapso do sistema de saúde, pois muitos, embora sem risco maior, precisam ser internados e receber ventilação mecânica. Trata-se, então, de cada um fazer a sua parte para evitar um pico de doentes que sobrecarregue o sistema de saúde.
4. Diante disso, e para evitar possíveis constrangimentos:
a) quem está no grupo de risco pode não vir à Missa;
b) se você tem sintomas de gripe, use máscara e considere se é prudente estar em aglomeração antes de estabelecer que não se trata de infecção por coronavírus;
c) se você voltou de uma viagem ao exterior, considere se é realmente prudente estar em aglomerações;
d) estão dispensados de pedir a bênção ao padre apertando e beijando a mão.
5. Se, em algum momento, houver a diretiva de se evitarem reuniões que superem um dado número de pessoas e nossas Missas dominicais superarem esse número, tentaremos aumentar o número de Missas para que as pessoas se dividam entre essas Missas.
6. Mantenhamos a serenidade e entreguemos tudo nas mãos de Nosso Senhor Jesus Cristo por meio de Nossa Senhora, Salus Infirmorum, Saúde dos Enfermos. Não há motivo para pânico, jamais. E cuidemos de nossa alma em primeiro lugar.
Deus abençoe.