[Notícia] Crisma e Missa Prelatícia no Rito Tradicional em Brasília

No dia 15 de agosto de 2014, na grande festa litúrgica da Assunção da Santíssima Virgem, mais graças especiais do Bom Deus para o tão recente apostolado da Capela Nossa Senhora das Dores.

Há apenas um mês, assistimos à benção pontifical da nova igreja (fotos).

E agora, mais uma vez, Dom José Aparecido Gonçalves, Bispo Auxiliar de Brasília, retorna à capela para conferir o santo Sacramento da Crisma, no Rito Tradicional, a cerca de uma dúzia de jovens, que foram confirmados na fé e feitos perfeitos cristãos e soldados de Cristo após a imposição das mãos episcopais e a unção com o óleo do Crisma. Deo gratias!

Acrescentado o espírito do rito do Sacramento da Confirmação à grandeza dessa festa de Nossa Senhora, parecem ainda muito mais oportunas as palavras do padre no sermão do ano passado.

Assunção de Nossa Senhora (quadro da Capela Nossa Senhora das Dores)

“A Festa da Assunção de Nossa Senhora deve, assim, elevar a nossa alma para as coisas celestes, para a nossa verdadeira pátria, que é o céu. Como nos diz a coleta da Missa de hoje, devemos estar sempre inclinados para as coisas celestiais, a fim de podermos participar da glória celeste. Onde está nosso tesouro lá está o nosso coração. Se olhamos para as coisas desse mundo, se nos inclinamos às coisas desse mundo, é porque nosso tesouro está aqui nessa terra e, consequentemente, também o nosso coração, a nossa vontade está apegada às coisas desse mundo. Nossa Senhora, por sua Assunção, nos mostra que nosso tesouro é bem outro. Ela nos mostra que nosso tesouro é a Santíssima Trindade, ela nos mostra que nosso tesouro é seu Filho, Jesus Cristo, a Verdade, o Caminho, a Vida.”

Após o belíssimo rito do sacramento da Crisma, foi também Sua Excelência Reverendíssima Dom José Aparecido quem rezou a Santa Missa em honra à Assunção de Nossa Senhora. Em sua Missa Prelatícia (forma específica de uma missa lida – e não cantada – pelo bispo), Dom José contou com a assistência de padres e seminaristas do Instituto Bom Pastor.

Do Instituto Bom Pastor, além do Padre Daniel Pinheiro, reitor da Capela, estavam presentes o Padre Matthieu Raffray, Superior do Distrito da América Latina (em viagem a partir da França para algumas cidades brasileiras), o Diácono Pedro Henrique Gubitoso (que nestas celebrações conduziu o canto gregoriano e o órgão), e o seminarista Ivan Chudzik (como cerimoniário). Aliás, desde o começo do mês passado, praticamente todos os seminaristas brasileiros do instituto têm passado por Brasília para auxiliar o Pe. Daniel em seu apostolado, possibilitando inclusive a realização de algumas Missas Solenes aos domingos. Sem dúvida, agradecem sobretudo os fiéis, que podem conhecer de modo mais perfeito toda a beleza e o esplendor da liturgia católica tradicional.

Um primeiro post com mais fotos das cerimônias do Sacramento da Crisma e da Missa Prelatícia pode ser conferida neste link.

Após a Santa Missa, seguiu-se uma pequena confraternização em honra à Assunção de Nossa Senhora e pela recepção do sacramento pelos crismados. Afinal, “uma vez alimentada a alma (o que é o mais importante), é preciso também alimentar o corpo”.