[Oração] Meditações para a Via Sacra

Prezados leitores, salve Maria! A pedido do Pe. Daniel publicamos abaixo (e disponibilizamos para download) as meditações da Sexta-Feira Santa (2014) para a Via Sacra .

—> BAIXAR O ARQUIVO EM PDF <-

____________________________________________________

1ª Estação

Jesus é condenado à morte

Nosso Senhor está no Pretório de Pilatos. Eis o Homem. Ecce homo. Eis aqui o homem por excelência, o Homem em quem Deus colocou todas as suas complacências. Mas ele é o homem por excelência porque ele é também Deus. E essa a causa de seus sofrimentos: Ele afirmou a verdade de sua divindade, mas os seus não o receberam. Vós sois, meu Jesus, o verbo de Deus feito carne, vindo para satisfazer perfeitamente a Deus por nossos pecados, ofensas infinitas feitas a Deus. Vós viestes para satisfazer, é evidente, mas sobretudo para nos mostrar Vosso amor, capaz de suportar os maiores sofrimentos, físicos e morais, e de suportá-los para o nosso bem, para nossa salvação. Deus amou tanto o mundo que nos deu seu próprio Filho, nos diz São João. Percorramos, então, o caminho da Cruz de Jesus Cristo, mas não o percorramos como os fariseus ou os chefes dos sacerdotes, com verdadeira malícia. Não sigamos o exemplo de Pôncio Pilatos, que por fraqueza e frouxidão entregou Cristo a seus carrascos. E se nós não podemos seguir o exemplo da Imaculada Virgem Maria, que se uniu perfeitamente aos sofrimentos de seu Filho, tornando-se corredentora, sigamos o exemplo do bom ladrão e das santas mulheres, que reconhecendo seus pecados e a bondade e misericórdia divinas, converteram-se inteiramente a NS. Dai-nos, Senhor, a verdadeira detestação de nossos pecados e uma grande dor por tê-los cometido. Dai-nos, Senhor, o firme propósito de evitar de agora em diante todo pecado. Dai-nos a graça de vos amar de toda a nossa alma, com todas as nossas forças.

___________________________________________________________________________

2ª Estação

Jesus levando a cruz às costas

Ah, meu Jesus, vós transmitistes vossa doutrina celestial não só pelas palavras, mas também pelo exemplo. Vós dissestes: “se alguém quer vir após mim, que ele renuncie a si mesmo, que ele carregue a sua cruz e que me siga.” E sois vós o primeiro a carregar a Cruz, a Cruz mais pesada que pode existir.

A Cruz com todos os pecados de todos os homens desde Adão até o fim dos tempos. Vós sofrestes, Senhor, mais do que qualquer outro, vós, que sois inocente. E nós, culpados, queremos segui-lo, Senhor, mas fugindo das nossas cruzes. É a fuga da cruz que hoje, nesse mundo submergido no culto do prazer e do homem, faz com que muitos não pratiquem a religião católica. É a fuga da cruz, o horror ao sofrimento que faz com que a maioria dos praticantes não seja fervorosa. Jesus sofreu por amor por nós. Não tenhamos medo de amá-lo profundamente e de sofrer muito por amor a NSJC. Lembremo-nos de que Deus tira de um mal sempre um bem maior. Se ele nos envia cruzes é para o nosso maior bem: para expiarmos por nossos pecados, para avançarmos na virtude, para nos conformar a Jesus Cristo que sofre. Tudo coopera para o bem daqueles que amam NS. Oh, Bom Jesus, dai-me a graça de carregar as minhas cruzes com perfeita submissão à Vossa santa vontade.

___________________________________________________________________________

3ª Estação

Jesus cai pela primeira vez em terra

Um Deus que cai. Vós tínheis a carne rasgada pelos golpes do flagelo, a cabeça coroada de espinhos. Vós tínheis perdido grande quantidade de Vosso sangue. Apesar de vossa queda, Senhor, Vós vos levantais e continuais Vosso caminho em direção ao Monte Calvário. O Salvador sabe bem que no combate contra os poderes das trevas, Ele não pode recuar. Ele sabe que, ao contrário, Ele deve sempre avançar em direção à realização perfeita de seu sacrifício. O mesmo ocorre no combate espiritual que fazemos pela salvação de nossa alma. Não devemos jamais parar, não devemos jamais nos contentar com o estado de nossa alma, mesmo se ela está muito avançada no caminho da santidade. Nesse combate, parar é o primeiro passo para a derrota. Devemos avançar sem colocar limites à caridade, pois Deus é infinitamente bom e amável. E se caímos por fraqueza em uma falta grave, nós devemos ter grande confiança na misericórdia divina e, imediatamente, nos levantar pelo arrependimento de nossos pecados acompanhado da confissão ao sacerdote, porque Deus perdoa todo e qualquer pecado, se estamos verdadeiramente arrependidos. E devemos tirar uma lição dessa queda, aprendendo a nos defender melhor de nosso inimigo e avançando com maior firmeza. Oh, Bom Jesus, dai-me a graça, pelo mérito de Vossa primeira queda, de vencer o combate espiritual e de avançar no caminho da santidade.

________________________________________________________________________

 4ª Estação

Jesus encontra-se com sua Mãe Santíssima

NS encontra sua Mãe Imaculada no caminho das dores. Quantos sofrimentos, meu Jesus, nesse encontro. Vossa Mãe que Vos vê, a própria inocência, condenado a tantos suplícios. E vós que a vedes, vossa Mãe Imaculada, de quem o coração é transpassado pela espada diante de tal espetáculo. Vossa Mãe, meu bom Jesus, sofre não só por vós, mas para cooperar na salvação de todos aqueles que são a herança adquirida pelo vosso sangue. Ela sofre porque ela é também nossa Mãe. E, assim como ela não vos abandonou durante vossa Paixão, ela também não nos abandona jamais. Ensinai-me, Senhor Jesus, a ser submisso a uma tão Boa Mãe, como vós o fostes durante vossa vida e que eu possa recorrer sempre a Ela, que não esquece jamais seus servos. Eis um meio seguro para viver como um verdadeiro cristão. Oh, Santíssima Virgem Maria, rogai por mim, pobre pecador.

_______________________________________________________________________

 5ª Estação

Simão Cirineu ajuda Jesus a levar a Cruz

Simão de Cirene é obrigado a carregar a Cruz. Oh, meu Jesus, os judeus e os romanos, vendo a vossa fraqueza depois de tantos sofrimentos, temem vossa morte antes da chegada ao Calvário. Para assegurar a morte infame da Cruz, ele obrigam um estrangeiro a carregar a Cruz. Carregar a Cruz, eis a honra que Simão Cireneu quis recusar por medo das humilhações. Para mim, meu Jesus, eu ouso Vos pedir a cruz. Dai-me a graça da cruz e com ela a graça de carregá-la com paciência e alegria. Dai-me também a graça de, na medida das minhas forças, ajudar o próximo a carregar a sua cruz. E tudo isso terá um peso infinitamente mais leve que o peso da vossa cruz. Todo homem deve carregar a sua cruz. Ele pode carregá-la de três modos: primeiramente, como Vós, que sendo a própria inocência carregou a cruz unicamente para obedecer ao Pai e para nos salvar; segundo, podemos carregá-la como o mau ladrão, que sendo culpado, não aceitou os sofrimentos, permanecendo impenitente; terceiro, podemos carregá-la como o bom ladrão, que sendo culpado, aceitou a cruz como meio de se reconciliar com Deus. Oh, Bom Jesus, dai-me a graça de carregar minha cruz em verdadeiro penitente.

________________________________________________________________________

6ª Estação

Santa Verônica enxuga o rosto de Jesus

O rosto do Salvador estava desfigurado pelas feridas, pelo sangue e suor. Esta santa mulher, Verônica, tomada de compaixão pelas dores de NS, não hesita em correr até Ele para aliviar seus sofrimentos. Ela não tem medo dos romanos nem dos judeus. Ela não teve medo das consequências, do que os outros iriam pensar. Essa mulher não teve respeito humano, ela não teve medo de se mostrar discípula daquele que era então considerado pelos poderosos e pelo povo como o maior dos criminosos. Uma só coisa movia a alma dessa mulher. Uma só coisa inflamava o seu coração: servir NSJC. Não tenhamos medo de confessar publicamente Jesus Cristo, e Jesus Cristo ensanguentado. Não somente por palavras, mas com uma vida coerente com nossa fé, com a Verdade, como nos mostra Santa Verônica. Nesses dias de perseguição à Igreja Católica, Corpo Místico de Cristo, não tenhamos medo de viver cristãmente e de combater pelo reino de Deus. Lembremo-nos de que esse combate é eminentemente espiritual. Sem a graça e sem a prática das virtudes, já o perdemos por antecipação. Para vencer esse combate contra os que zombam de Cristo, contra os que querem perder a nossa alma, é preciso buscar a santidade. Oh, Bom Jesus, dai-nos a graça de desprezar todo respeito humano e a graça de confessar publicamente a verdadeira fé pelo exemplo. Que nós possamos assim ter a Vossa imagem gravada uma vez por todas em nossa alma, como ela ficou gravada no véu de Santa Verônica.

_______________________________________________________________________

 7ª Estação

Jesus cai pela 2ª vez

NS quis cair uma segunda vez. Digo bem: quis. Ele era homem, mas também Deus. Ele quis cair uma segunda vez para nos mostrar que o caminho em direção ao calvário, que o caminho em direção ao cumprimento da vontade divina, quer dizer, em direção à santidade, é difícil. Ele quis nos mostrar que para chegar até lá é preciso um desejo ardente de servir Deus, um desejo que não permanece só no “eu gostaria”, “eu queria”… Não, é preciso um desejo ardente que emprega os meios necessários para atingir o objetivo de nossas vidas, aquilo para que fomos criados, que é Deus. Um desejo firme de detestar todo pecado mortal, que ofende gravemente a Deus e nos torna inimigos de Deus. Um desejo ardente de evitar todo pecado venial, que embora não nos separe de Deus, nos dispõe pouco a pouco ao pecado mortal. Um desejo que nos afaste de tudo aquilo que conduz ao pecado, um desejo que nos afaste das ocasiões de pecado, das ocasiões de queda. Um desejo que nos faça considerar com frequência o amor de Deus por nós, a infinita misericórdia que decorre desse amor e o dever que nós temos de amá-lo em troca. Um desejo que nos faça verdadeiramente devotos da Santíssima Virgem Maria pela imitação de suas virtudes. Oh, Bom Jesus, dai-me o desejo firmíssimo de ser verdadeiramente santo e de compreender que a verdadeira alegria consiste nessa união profunda convosco por meio da cruz.

________________________________________________________________________

8ª Estação

Jesus consola as filhas de Jerusalém

As filhas de Jerusalém vendo as penas e os sofrimentos de NSJC choram de compaixão por Ele. Vós, meu Jesus, todavia, pensais muito mais nas almas a serem salvas do que em Vós mesmo. É pelas almas que viestes ao mundo, é por elas que Vós desejastes ardentemente o momento de Vosso suplício. No meio das maiores dores, da maior injustiça, da maior tristeza, é na salvação das almas que vós pensais. É a salvação das almas que vos preocupa. Contemplemos uma vez mais a bondade do Verbo de Deus, vindo a essa Terra para nos dar a vida eterna. Não fiquemos indiferentes, não endureçamos nossos corações diante de tal bondade e misericórdia. Ao contrário, amemos Cristo em troca e choremos nossas iniquidades. Oh, Bom Jesus, dai-me a graça de pagar com amor Vossa caridade infinita e de chorar meus pecados que tanto Vos ofenderam e que me separaram de Vós inúmeras vezes.

________________________________________________________________________

 9ª estação

Jesus cai pela 3ª vez

NS cai novamente e o impacto de sua queda renova de forma extrema todas as suas dores. Com vossa terceira queda, meu Jesus, Vós mostrais toda a vossa fraqueza física. E Vós quisestes cair essa terceira vez para nos significar Vossa misericórdia infinita. Vós conheceis nossas fraquezas, nossa inclinação para o mal depois do pecado original e Vós conheceis a nossa falta de fidelidade à graça. Com essa terceira queda Vós quisestes nos afastar do desespero, esse pecado que coloca um limite a Vossa misericórdia. Todos os pecados, mesmo os mais graves e repetidos inúmeras vezes podem ser perdoados por Vós, meu Bom Jesus. Todavia, nós devemos fugir com igual força a presunção, esse pecado que coloca limites a vossa justiça, como se pudéssemos permanecer toda nossa vida no pecado, desprezando-Vos e ofendendo-Vos, e nos salvar no último momento. Ah, meu Jesus, dai-me a graça de não tardar a me converter porque eu nem sei se amanhã estarei vivo. Eu vos peço, meu Bom Jesus, a fidelidade à graça, em particular a fidelidade à graça do arrependimento pelos meus pecados.

_______________________________________________________________________

 10ª estação

Jesus é despido de suas vestes

NS é despojado de suas vestes com violência e uma grande dor. O sofrimento do Filho de Deus é imenso. Vossas vestes, meu Jesus, estavam coladas à Vossa pele em virtude dos ferimentos causados pelo flagelos, pelas quedas. Quando tiraram Vossas vestes foi também Vossa pele que foi arrancada. Meu Salvador, Vós estais despojados de tudo. Não Vos resta nem mesmo as vestes. Também nós, meu bom Jesus, deveríamos ser desapegados dos bens desse mundo, utilizando-os sempre e unicamente de forma ordenada, para o bem da nossa alma e para a maior glória de Deus. Pelo vosso despojamento completo, meu Bom Jesus, vós quisestes expiar em particular pelos pecados cometidos contra a modéstia. Vossa Santa Mãe, em Fátima, disse a Bem-Aventurada Jacinta que seriam introduzidas umas modas muito ofensivas a NS. E ela completou: Os que servem a Deus não devem seguir essas modas, pois JC é sempre o mesmo. Quantas almas se perdem, meu Jesus, por causas dessas imodéstias. Quantas almas se perdem por causa dos pecados contra a pureza. Oh, Bom Jesus, dai-me uma verdadeira pureza que se traduza em todos os meus pensamentos, palavras e ações. Uma pureza pela qual eu possa ter Deus como objetivo em todas as coisas.

________________________________________________________________________

 11ª Estação

Jesus é pregado na Cruz

NS é pregado na Cruz. Ele é pregado na cruz como um criminoso. Os Judeus e os Romanos pregarão Deus na Cruz. Eles pregaram a Verdade, a Santidade, a Ressurreição, a Vida… Vós sois, meu Jesus, uma pedra de tropeço para muitos, escândalo para os Judeus e loucura para os pagãos, que não querem crer no Filho de Deus e no seu amor por nós. É o mundo inteiro que Vos prega na Cruz, meu Deus, porque as pessoas não querem mudar de vida. Não querem deixar de lado suas iniquidades, suas paixões desordenadas, seus vícios. É a nossa sociedade anti-cristã que quer vos esquecer para sempre, a fim de se entregar inteiramente às coisas dessa Terra. É essa sociedade com suas falsas máximas completamente opostas ao Evangelho: “Ainda somos jovens, precisamos aproveitar a vida”, “Deus é muito bom e misericordioso, Ele não nos condenará por causa de algumas diversões contrárias à sua lei.” É preciso comer bem, vestir-se conforme a moda, divertir-se muito, eis o objetivo de nossa vida, eis o que devemos buscar, dizem os inimigos de Cristo. É o mundo com suas zombarias e perseguições para com os que tentam levar uma vida piedosa, para com os que buscam divertir-se segundo os preceitos divinos, para com os que se vestem de forma modesta e honesta. É o mundo com suas diversões cada vez mais refinadas e imorais: quantos filmes, músicas, danças e tantas outras coisas que se opõem à Vossa lei, meu Jesus. Sacrifica-se tudo para viver segundo o mundo: o repouso dos dias santos, às vezes mesmo o dinheiro para as necessidades indispensáveis, sacrifica-se até mesmo a família, sacrificam-se os pais, o cônjuge, os filhos… tudo. Tudo é sacrificado no altar da vida mundana. Ah, meu Jesus, se eu quero combater pela salvação de minha alma para que Vós reineis nas almas e nas nações, devo combater o mundo, fugindo das ocasiões de pecado, mortificando-me. Devo ter uma fé viva e firme, devo considerar a vaidade desse mundo passageiro. Devo esmagar o respeito humano e usar tudo em vista da salvação de minha alma, da salvação do meu próximo e para a glória de Deus. Como Vós dissestes, Senhor, nós estamos no mundo, mas não somos do mundo, pois estamos aqui unicamente para ganhar o céu e fugir do inferno.

_______________________________________________________________________

12ª Estação

Jesus morre na Cruz

NS está elevado entra a terra e o céu. Ele é o único e supremo mediador entre Deus e os homens. É por Vós, Jesus, que nós oferecemos a Deus nossas homenagens e é por Vós que nós recebemos de Deus todas as graças, em particular pelos sacramentos. Ah, meu Bom Jesus, Vós estais elevado na Cruz. E Vós dissestes que: quando eu for elevado, atrairei tudo a mim. Como não ser atraído por ato que mostra perfeitamente Vosso amor infinito por nós? Oh, quem poderia ter um coração duro como a pedra para não amar um amigo que demonstrou toda a sua caridade, ao morrer na cruz como se fosse o pior dos pecadores, enquanto Ele era a própria santidade e a própria inocência? A prova indiscutível do amor que se tem por alguém é justamente a quantidade e a qualidade de sofrimentos que se estamos dispostos a suportar para o bem dessa pessoa. Oh, meu Jesus, vós sofrestes no Vosso corpo e na Vossa alma mais que todos os homens juntos. Tudo o que podemos imaginar e pensar como intensidade de sofrimento permanece muito inferior ao que Vós realmente sofrestes. Vossa morte na Cruz é a prova suprema de vosso amor por nós. Oh, meu Bom Jesus, dai-me a graça de responder ao Vosso amor com uma caridade ardente. Dai-me a graça de não desperdiçar tanto sofrimento suportado por mim, meu Jesus. Dai-me a graça de viver santamente nesse mundo para merecer o céu e fugir do inferno.

________________________________________________________________________

13ª Estação

Jesus é descido da Cruz e depositado nos braços de sua Mãe Santíssima

NS é descido da Cruze e sua Santa Mãe tem uma espada de dor enfiada em seu Coração Imaculado. Minha boa Mãe, vós acompanhastes vosso divino Filho durante toda a sua paixão. Eis que agora vós o tendes em vossos braços, desfigurado, quase irreconhecível, morto. Ah, Santíssima Virgem Maria, com o poderíamos negar que lá onde vós estais, lá está também o vosso Filho e que lá onde está vosso Filho, lá também vós estais? Eu me consagro, então, a vós Maria, e vos suplico de interceder por mim diante de NS, pois tenho necessidade de uma medianeira diante de um mediador tão perfeito. Vos suplico, em particular, minha boa Mãe, para que estejais ao meu lado na hora de minha morte como vós estáveis ao lado do vosso Filho às três horas da tarde daquela sexta-feira Santa. E nesse momento, Santa Maria, no momento de minha morte, não abandoneis esse vosso pobre escravo, mas alcançai para mim a misericórdia de NSJC e a graça da perseverança final.

___________________________________________________________________________

14ª Estação

Jesus é colocado no sepulcro

Ah, Bom Jesus, vosso sacrifício perfeito é consumado. Sacrifício no qual vós sois sacerdote e vítima. Vossos inimigos, em primeiro lugar o demônio e os chefes dos judeus, acreditaram que ao crucificar-vos e que ao cometerem o deicídio eles haviam triunfado. Mas, ao contrário, sois Vós que triunfais sobre o demônio, o pecado, a morte e o mundo. Com o vosso sacrifício na Cruz, vós satisfizestes por nossos inumeráveis pecados, vós pagastes a dívida por nossos inúmeros pecados, vós adquiristes as graças para que todos os homens possam morrer ao pecado convosco, a fim de renascerem convosco para uma vida nova, a vida da graça. Peço-Vos, meu Bom Jesus: que Vossas dores, que Vosso sangue, que Vosso sacrifício não sejam inúteis para mim. Que eu possa aproveitá-los convertendo-me de uma vez por todas a Vós e que eu possa até o final de minha vida amar-Vos com ardor cada vez maior. Para tanto, meu Bom Jesus, tomo a resolução de considerar com frequência Vosso amor por mim na Vossa Paixão e Morte de Cruz. Tomo a resolução de frequentar com assiduidade os sacramentos da penitência e da eucaristia. Tomo a resolução de ser verdadeiramente devoto de N Sra, imitando suas virtudes. Tomo a resolução de detestar o pecado e de combater o mundo na medida em que me conduz a Vos ofender. Tomo a resolução de viver como bom católico, a fim de que possa ressuscitar para a vida eterna. Dai-me a graça de ser fiel a essas resoluções, meu Bom Jesus, porque sozinho, sem Vós, eu nada posso fazer. E que eu chegue assim à vida eterna. Amém.

____________________________________________________________________________