No último sábado, dia 02 de fevereiro, celebrou-se a Festa da Purificação da Bem-Aventurada Virgem Maria, uma das mais antigas (séc. IV) comemorações litúrgicas do cristianismo. Tradicionalmente, a celebração da Santa Missa é precedida da Benção e Procissão das Velas; entretanto, esses belíssimos rituais têm sido cada vez mais esquecidos – praticamente abolidos – sobretudo após a reforma litúrgica de Paulo VI, que implicou também na alteração do nome da festa para “Apresentação do Senhor”.
Em Brasília tivemos a grande graça de apreciar imenso tesouro litúrgico neste ano – provavelmente depois de décadas sem a chamada Procissão das Velas na cidade, ao menos no que se refere ao rito segundo o Missal de 1962.
O celebrante foi o Pe. Daniel Pinheiro (Instituto do Bom Pastor), que celebrou a Santa Missa na Paróquia Santo Cura d’Ars (na Quadra 914, Asa Sul) e conduziu a procissão com aproximadamente uma centena de fiéis nos arredores da igreja – cada um carregando sua vela abençoada anteriormente em rito específico – numa verdadeira profissão pública de fé.
.
Durante o trajeto, pessoas nas ruas olhavam interessadas. As procissões católicas – embora cada vez mais escassas – não são de todo uma raridade, ainda hoje. Mas talvez o canto em latim, os paramentos do sacerdote, os véus das mulheres, a quantidade de crianças, e o desconhecimento do caráter comemorativo da data, talvez tudo isso despertasse especial interesse ali. Nos comércios ou de dentro dos seus carros, católicos faziam o sinal da cruz ao ver passar o padre e, logo a frente, o cruciferário com a Cruz de Nosso Senhor erguida e triunfante.
Cantavam as antífonas Adórna thálamum tuum e Respónsum accépit Símeon e o Responsório Obtulerunt pro ei Domino, textos litúrgicos previstos no missal; o salmo Lauda Jerusalem; a Ave Maria; e o glorioso hino Christus Vincit. De peculiar interesse foi ouvir o povo católico – em procissão em honra pública à Santíssima Virgem – entoando repetidas vezes “Christus vincit, Christus regnat, Christus imperat” logo em frente à sede brasileira da maçonaria…
CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS
De volta à igreja, teve início a Santa Missa, toda cantada. O sermão do Pe. Daniel sobre a Purificação de Nossa Senhora encontra-se publicado neste link.